Peça teatral sobre o apostola Paulo
Cenário sinagoga e casa:pode ser feito na própria igreja .
Personagens vestidos a caráter:
2. Sacerdotes, 2. Soldado, 1 – Paulo, 1. Jesus, 1. Ananias,
6. Alguns personagens representando a igreja, 1. Narrador:
O Apostolo Paulo trocou lixo por lucro.
Vejamos o que ele diz:
Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida e chegada, pois combati até o bom combate completei a carreira, guardei a fé. O que levaria um homem de bom nascimento de extrusão superior educado aos pés de gamaliel e um dos lideres dos fariseus a expressar-se dessa forma enquanto aguardavam o momento de sua morte por amor a cristo?
Mas não foi sempre assim. Houve uma época em que Paulo era um grande inimigo de Jesus.
VEJAMOS SUA HISTORIA
1 cena: entram os sacerdotes no templo: Saulo entra enfurecido: Mas os soldados.
NARRADOR: Saulo em seu zelo pela região judaica usa de extrema violência contra os cristãos, então junta os soldados e vai em busca de prender o povo de Deus.
2º. CENA:
Os sacerdotes estão sentados no templo.
Entra Saulo com os soldados os sacerdotes perguntam o que esta acontecendo e o que queres?
SAULO –
Senhores com todo respeito que lhes é devido, o que me trouxe até aqui foi para fazer-lhes um pedido de extrema importância. Peço-lhes uma carta para que me dê autorização para entrar nas cidades vizinhas, redondezas e até nas sinagogas para prender e matar esses que perturbam a lei.
SACERDOTES-
Você tem certeza que do que nos está me pedindo? O que eles estão fazendo de tão grave que precisem ser presos ou até mesmo mortos!
SAULO-
Senhores é que esses blasfemadores estão nos desafiando! Precisamos dar um basta nessa desordem, imaginem como eles falam desse tal Jesus! E os povos estão acreditando. Eles falam que esse homem é mesmo o filho de Deus, aquele que foi crucificado, olha que absurdo! Eles dizem que ele ressuscitou.
SACERDOTES-
Está bem se é assim então está aqui o que você nos pede. Aqui está a autorização para fazer o que quiserem para acabar com esses blasfemadores.
NARRADOR –
Saulo continua inspirando ameaça de morte contra os discípulos de Jesus, se ele não tivesse ido ao seu encontro no caminho de Damasco para onde o perseguidor iria a fim de capturar os cristãos, por volta do meio dia quando de repente apareceu uma grande luz intensa ao redor de Saulo.
3º CENA
NARRADOR-
Saulo seguindo estrada a fora, ao aproximar-se de Damasco subitamente caindo por terra ouviu uma voz que lhe falou:
JESUS- Saulo, Saulo porque me persegues?
SAULO – Quem és tu senhor?
JESUS –
Eu sou Jesus a quem tu persegues. Mas levanta-te e entra na cidade onde te dirão o que te convém fazer.
CENA NARRADA –
Os soldados aparecem silenciosos ouvindo a voz, mas sem compreender o que era aquilo porque não viram ninguém. Saulo levanta-se d aterra e tenta abrir os olhos, mas estava cego e fica apavorado. Os soldados erguem-no pela mão para a casa de Judas. Ora havia em damasco um discípulo chamado Ananias.
JESUS – Ananias!!
ANANIAS – Eis-me aqui senhor!
JESUS –
Dispõe-te e vai a casa de Judas procura por Saulo, a pedido de Tarso pois ele está orando, para recuperar a vista.
ANANIAS –
Senhor como?! Esse homem é nosso inimigo! Veio aqui nos prender trazendo uma carta dos sacerdotes com ordem de até nos matar, e o senhor me pede que eu vá a encontro dele?!
JESUS –
Vai porque este é para mim um instrumento escolhido para levar meu nome perante dos gentios, pois eu lhe mostrarei o quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
NARRADOR –
Então Ananias foi ao encontro de Saulo e fez conforme o senhor lhe ordenara.
4º CENA
NARRADOR- Então Ananias impõe as mãos sobre Saulo e diz:
ANANIAS-
Saulo irmão, o senhor que te apareceu no caminho por onde vinhas, a saber, Jesus, foi o mesmo que me mandou aqui para que recuperes a visão e fique cheio do espírito santo.
NARRADOR –
E Saulo recupera a vista, caindo de seus olhos algo como uma escama. A multidão admira-se.
P1- Como pode isto?! Esse homem não é um perseguidor da igreja? Aquele que perseguia e matava os Cristãos?
P2 - Era esse mesmo! Mas isso foi antes dele ter um verdadeiro encontro com Jesus. O senhor transforma vidas e agora faz parte de nós, vamos ouçam o que ele diz e vejam como o senhor é bom, e tem seus escolhidos e predestinados. Saulo também é um eleito que Deus abriu os olhos cegos ele agora pode ver.
NARRADOR –
Não mais Saulo, agora serás Paulo, que passou de perseguidor da igreja a perseguido pelas autoridades.
SACERDOTES –
Soldados! Prendam esse traidor, pois ele não faz, mas parte do cinédrio.
NARRADOR –
Mas ninguém conseguia prender Paulo, pois ele era dirigido pelo Espírito santo, que continua a pregar à cerca de Jesus como verdadeiro filho de Deus que é.
PAULO –
Olhe quem é capaz de ressuscitar mortos se não ele? Jesus vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. E não é por nossos delitos e pecados, nem por nossos esforços carnais. É por graça que ele nos deu vida juntamente com Cristo, e o meio é a fé que foi dada por Jesus Cristo o verdadeiro filho de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário