quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O MUNDO QUE DEUS AMOU

O MUNDO QUE DEUS AMOU


“Porque DEUS AMOU AO MUNDO de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)
Esta afirmação de Jesus se tornou um dos grandes incentivos para a crença da expiação universal, ou seja, que Ele estaria interessado em ver todos os homens indistintamente salvos, uma vez que a sua morte foi pelo mundo. O grande problema que aparece pela experiência prática consiste no fato de que o mundo, até hoje, ainda não foi totalmente salvo. Quem teria falhado Deus ou o mundo?

UMA APARENTE CONTRADIÇÃO


Conquanto Jesus tenha dito que Deus amou o mundo e tenha enviado o seu Espírito para convencer “o mundo do pecado da justiça e do juízo” (João 16:8); tenha afirmado que Ele mesmo é “a luz do mundo” (João 8:12) e o seu Salvador (João 4:42; 1 João 4: 14);  a propiciação por seus pecados (1 João 2:2), aquele que lhe dá a vida (João 6:33), por haver entregue a sua vida em favor dele (João 6:51), também fez outras afirmações que parecem contraditórias.
Segundo Jesus, embora Ele tenha dado a sua vida para salvar o mundo (João 3:17), também recusou-se a orar pelo mundo: “não rogo pelo mundo” (João 17:9).
Como é possível se amar alguém e não orar por ele? Parece hipocrisia! Uma outra afirmação é mais comprometedora, quando disse que o mundo só poderia ter  percepção  da  necessidade  de  salvação  se  o  seu
Espírito  o   convencesse   (João  16:8-11),  no  entanto, negou por completo ao mundo, o seu Espírito: ”E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador... O Espírito da Verdade QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, porque não no vê, nem o conhece... Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós, E NÃO AO MUNDO? “(João 14:16-17, 22).
Além de todas estas aparentes contradições, ainda afirmou, que o mundo é um eterno inimigo do seu ministério. “SE O MUNDO VOS ODEIA, sabeis que, primeiro do que a vós outros, ME ODIOU A MIM. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia não sois do mundo, pelo contrário dele vos escolhi, POR ISSO O MUNDO VOS ODEIA” (João 15:18-19).
Como entender este jogo de palavras usadas por Jesus? Inicialmente diz que amou o mundo a ponto de morrer por ele, depois afirma que não tem intenção de orar pelo mesmo, promete convencer o mundo do seu estado de pecado pelo seu Espírito, mas deixa claro que o mundo não tem direito ao Espírito! O Deus que amou o mundo, ao mesmo tempo diz que não dará o seu Espírito ao mundo.
Poderia o mundo ser salvo sem a atuação do Espírito Santo? Afinal, que aparente confusão estaria se formando nestas afirmações de Jesus? ELE QUER OU NÃO SALVAR O MUNDO?


OS VÁRIOS SENTIDOS DA PALAVRA “MUNDO”

NA LINGUAGEM HUMANA


Todas estas perguntas e aparentes conflitos que se originam na mente daqueles que buscam uma resposta satisfatória sobre este assunto, são resultados da falta de compreensão, que se deve ter, do sentido original e contextual da palavra “mundo” que aparece tanto na linguagem prática como na da Bíblia.
Na linguagem falada, quando usamos a palavra “mundo” geralmente pensamos na soma de todas as coisas e das pessoas ao nosso redor. Contudo, essa idéia geral sobre a definição de “mundo”, pode assumir várias formas em diferentes contextos quando estamos nos comunicando. Dessa forma, é que, “mundo” pode significar algo FÍSICO E GEOGRÁFICO quando estamos falando do planeta terra com sua estrutura química, suas leis climáticas, suas estatísticas populacionais, sua produção de matéria-prima etc.
Podemos falar de “mundo” dentro de um contexto RACIAL E ANTROPOLÓGICO. Nesse caso, estamos nos reportando à humanidade em geral, principalmente quando falamos em “saúde mundial”, “opinião mundial”, “paz mundial”. Esse é o mundo dos homens.
Uma outra definição para “mundo” é o SOCIOLÓGICO E CULTURAL. Geralmente está ligado ao conceito particular e ao padrão de vida comunitária de diferentes grupos raciais, com seus costumes e crenças.
O “mundo” pode ser definido ainda em certo CONTRASTE TEMPORAL. Nesse sentido, o “mundo” fala daquilo que era, e como é atualmente, como, “mundo moderno” em contraste com o “mundo antigo”.
Outra definição aparece no próprio pensamento humano como algo PESSOAL E SUBJETIVO. Nesse caso, o “mundo” é visto como um conjunto de princípios oriundos da percepção pessoal  de  um  observador  postado  em  uma
posição vantajosa do seu próprio conhecimento e interesse. Seria aquilo que se diz: “tal pessoa vive nos eu próprio mundo”.
Em síntese há um fator que permanece inalterado quando falamos de “mundo”: o mundo sobre o qual pensamos é o mundo conforme o homem o conhece e ver – o nosso mundo, o mundo dele e o meu mundo. Nesse sentido o homem se acha sempre no centro.


AS TRÊS PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE “MUNDO” ENCONTRADAS NA BÍBLIA
O termo “mundo” na Bíblia assume vários sentidos, uma vez que é um registro da fala dos homens em um plano divino. Dependendo do contexto, tem várias formas e aplicações. Além disso, o grego também usa palavras diferentes para expressar o sentido da palavra “mundo”.

O MUNDO MATERIAL

Ao fazermos uma busca na Bíblia para encontrar o sentido exato da palavra “mundo”, encontramos inicialmente, como  sendo, a ordem da criação. Isso aconteceu quando Deus pela sua palavra chamou a existência uma variedade de elementos, dentro de uma integração harmônica formando assim o Universo, o mundo material (Gêneses 1-2). “OS CÉUS por sua palavra se fizeram, e pelo sopro de sua boca o exército deles”. (Salmo 33:6). Nesse contexto Deus é o Autor de todo o mundo, incluindo toda criação, seja minerais, vegetais e animais. “O Deus que fez o MUNDO e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra…” (Atos 17:24).
Mesmo sendo Deus o Autor do mundo material, somos proibidos de focalizar a nossa atenção nesse mundo, pelo contrário, devemos nos voltar para o seu Criador. “NÃO AMEIS O MUNDO nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2:15). Obviamente que o sentido da palavra “mundo” aqui, já se refere a um sentimento materialista denotando apego à matéria. Portando, o que se desenvolve aqui, é a pecaminosidade humana conforme o versículo seguinte deixa claro: “Porque tudo o que há no mundo, A CONCUPISCÊNCIA DA CARNE [o prazer] A CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS [o lucro] E A SOBERBA DA VIDA [o poder e a promoção] não procedido do Pai, mas do mundo” (1 João 2:16).
É percebido ainda que com a entrada do pecado no mundo da criação, Satanás passou a exercer certo controle nesse aspecto do mundo (João 3:19;1 João 5:19; Tiago 1:27; 4:4).

 

O MUNDO DOS HOMENS DESTINADOS À PERDIÇÃO


Jesus afirmou ainda, que há um mundo representado por homens, que não têm direito a salvação eterna de suas almas. Ao enviar o seu Espírito, deixou bem claro, quem seriam aqueles que o receberiam. “E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, porque não no vê, nem o conhece…” (João 14:16-17). Observe a afirmação de Jesus: “O Espírito da verdade que o mundo não pode receber”! Esse é o MUNDO DA PERDIÇÃO. São aqueles que por decreto de Deus, não tem direito ao Espírito Santo. A própria mensagem de Jesus, os excluía. “A VÓS OUTROS vos é dado o mistério do reino de Deus [Jesus falava das ovelhas perdidas da casa de Israel Mateus 10: 5-6], MAS AOS DE FORA [os que não foram escolhidos para salvação Apocalipse 17:8] tudo se ensina por meio de parábolas, para que vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam, PARA QUE NÃO VENHAM A CONVERTE-SE E HAJA PERDÃO PARA ELES” (Marcos 4:11-12)
A Bíblia identifica os que fazem parte deste mundo chamando-os de: ”árvore má” (Mateus 7:18-19); “Joio” (Mateus 13:25; são comparados a cabritos e ficarão a esquerda de Jesus (Mateus 25: 31-33, 41); “Vasos de ira preparados para perdição” (Romanos 9:22); “Os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o qual também foram postos” (1 Pedro 2:8); Jesus os chamou de filhos do diabo e afirmou que estão incapacitados para ouvir a sua palavra (João 8:43,44,47; 10:26); além de serem inimigos do seu ministério (João 15:18-19), não têm a  sua intercessão.  ”NÃO ROGO PELO MUNDO...” (João 17:9), conseqüentemente, jamais serão salvos! “E não vos conformeis com este século [mundo]…” (Romanos 12:2).

O MUNDO DOS HOMENS ELEITOS PARA A SALVAÇÃO


Porque Deus AMOU AO MUNDO...” (João 3:16).
Este é o mundo dos eleitos, dos escolhidos e predestinados em Cristo desde antes da fundação do mundo material (Efésios 1:4-5, 11). É o mundo que Deus amou; daqueles que foram dados a Jesus pelo Pai. “É por eles que eu rogo... por aqueles que me deste PORQUE SÃO TEUS” (João 17:9). Já no Antigo Testamento havia sido anunciado que os salvos seriam um número selecionado. “Por isso eu lhe DAREI MUITOS... levou sobre si os pecados de MUITOS...” (Isaías 53:11). Quando Jesus orava ao Pai, reafirmou a profecia de Isaías quando disse: “assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele [Jesus] CONCEDA A VIDA ETERNA A TODOS OS QUE LHE DESTE” (João 17:2). Jesus falava do mundo dos eleitos! Por isso, “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo O MUNDO, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação” (2 Coríntios 5:19)
Este mundo será convencido pelo Espírito Santo “do pecado da justiça e do juízo” (João 16:8), por toda a face da terra. “e ele é a propiciação pelos nossos pecados [os judeus], e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do MUNDO INTEIRO [os gentios eleitos que habitam em toda face da terra]” (1 João 2:2).
O mundo dos eleitos será totalmente salvo, uma vez que a principal missão de Jesus foi salvar este mundo (João 3:17; 6:37-40). Mesmo antes da sua ressurreição, Jesus já havia prometido isto. “E eu quando for levantado da terra [ressuscitasse], ATRAIREI TODOS A MIM” (João 12:32).

UMA PALAVRA AO LEITOR


E você, entendeu o que acabou de ler? Agora você sabe que vive em um mundo organizado por Deus, fazendo parte de um outro mundo. A qual mundo você pertence? A sua profissão de fé (aquilo que você acredita e confessa) manifestará o mundo que você pertence!Assim seja, e assim disse o Senhor.
Todos os direitos reservados ao autor.
_______________________________Texto: Pr. F. Roberto de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário